05 agosto 2013

Nelo e Dália, lembram-se?






"Nelo e Idália o título de uma série de sketches do humorista Herman José que eram regularmente transmitidos no programa Herman SIC tendo, posteriormente sido retomados nos programas Hora H e Herman 2010. Os sketches, que fazem parte do rol de atracções de Herman, foram pela primeira vez vistos em 1998."
"Com esta sátira, Herman José e Maria Rueff protagonizavam uma das mais inteligentes críticas sociais retratando a forma como a homofobia leva homossexuais a verem-se forçados a retraírem-se e levarem uma vida falsa casando com heterossexuais. Assim, Nelo é um homem sensível, pouco inteligente e afeminado que, embora nutra uma grande amizade pela sua companheira não a ama (por ser do sexo feminino, óbvio), conhecido por expressões como "paletes de gajas atrás de mim e vai-me sair este.. leite desnatado", "óscares, óscares de gajas atrás de mim e logo me vai sair esta menção honrosa do festival de cinema da porcalhota" ou "granadas de gajas ofensivas atrás de mim e vai-me sair este... foguete de feira... sem cana". Por sua vez, Idália, é uma mulher que, apesar de feia, é muito culta e inteligente, assim como preocupada e apaixonada pelo seu Nelo, que se vê casada com um homossexual que ama." in