O vídeo que está a comover o Brasil, conta a história da pequena Maria Clara de 2 anos e 7 meses, moradora de Alta Floresta no Mato Grosso, que sofre de uma doença rara a hidrocefalia, que causa a acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral e aumento e inchaço do crânio, por isso a cabeça de Maria Clara não para de crescer.
A vida que já não era fácil ficou ainda mais complicada para Claudemir Dias da Silva que foi abandonado pela esposa a pouco mais de um ano que saiu de casa e não deu mais noticias, além de Maria Clara, Claudemir possui mais cinco filhos.
ACTUALIZAÇÃO:
A 17 Janeiro 2014 a pequena Maria Clara da Silva, passou por procedimento cirúrgico para implantação de uma válvula no crânio para a drenagem do líquido, diminuindo a pressão sobre o cérebro.
A pequena está na capital, Cuiabá, segundo informações preliminares, correu tudo bem durante a cirurgia, duas válvulas foram implantadas, uma no crânio e outra no abdómen, que é o procedimento mais comum nestes casos de hidrocefalia. A cirurgia aconteceu num hospital particular, porém foi custeada pelo Sistema Único de Saúde.