17 novembro 2013

Estudante de 16 anos descobre como detectar Cancro em 5 minutos






 photo can16an_zpsf2494df2.jpg

Um jovem estudante fez uma grande descoberta no laboratório da sua escola. Um método que pode revolucionar a medicina e abalar a milionária industria médica.




Nascido em Crownsville, Maryland, este jovem inventou um sensor de papel que detecta em cinco minutos, três tipos de cancro: pâncreas, ovário e pulmão.

A coisa surpreendente é que este teste tem um custo de 3 centavos de dolar, portanto, é 26 000 vezes mais barato, 168 vezes mais rápido e 400 vezes mais sensível do que os métodos atuais para detectar o cancro.

Os especialistas consideraram que uma vez que este sensor, ainda com patente pendente, entrar no mercado, a taxa de sobrevivência de cancro pancreático, atualmente de 5,5%, pode ser de quase 100%.

Além disso indicam esta invenção pode também ser utilizado para detectar doenças como Alzheimer e outras formas de cancro ou HIV.

No entanto, pode levar entre 5-10 anos para ser obtida a permissão para usar este método de detecção. Um dos grandes impedimentos na obtenção da permissão é toda a Industria fermaceutica e médicos envolvidos nos estudos e produção dos atuais métodos de detecção e todos os seus biliões de lucros

O jovem de 16 anos disse que assumiu a liderança deste projecto quando um membro da família morreu de cancro do pâncreas.

Ele acredita e afirma que "a ciência não deve ser um luxo, e deve ser um direito humano fundamental. O direito de acesso à informação deve ser de todos, não apenas daqueles que podem pagar."




Nota: artigo traduzido de: http://www.diarioregistrado.com/tec-y-ciencia/82358-estudiante-de-16-anos-descubre-como-detectar-el-cancer-en-cinco-minutos.html